É difícil criar um jogo?


Enquanto vosso vocalista, vulgo eu, Douglas Martin, estou empilhado em papeladas relacionadas à Internum, venho por meio deste blog compartilhar meu devaneio e esclarecer algumas coisas a vocês em relação a criação de jogos!

Este post serve tanto para quem quer criar um jogo, quanto para alguém que já tem um projeto em andamento!

Joãozinho é gamer desde pequenito, impulsionado pela sua criatividade e curiosidade de saber como os jogos funcionam, Joãozinho tem uma ideia incrível que daria um ótimo jogo!

Já ouviu a história do Joãozinho né? Talvez porque todos somos Joãozinho, pelo menos em algum aspecto. A vontade, a curiosidade, a perseverança... tudo isso junto pode resultar ou em uma catástrofe(a desistência do cenário gâmico) ou em um presente(o aprendizado).

O que joãozinho não sabe(ou que ignorou o aviso) é que jogos não se criam facilmente, bom, depende. Os jogos que você, Millenial, jogou provavelmente foram jogos AAA(Triple A) de grandes empresas... Ubisoft, Rockstar, Tango Gameworks, e mais um trilhão. O que os jogos AAA tem em comum é o tamanho do time - 100, 500, 1000 funcionários - Cada um trabalhando em algum aspecto numa grande rede, que faz com o que o trabalho seja simultâneo(dã).

Ain Dogras mas Internum é o que então?

Temos motivos mais que suficientes pra garantir o término de Internum, uma vez que a tecnologia adianta muita coisa no nosso trabalho, além do grande acervo de vídeos na internet.

Dogras, cê ta dizendo que eu posso criar meu jogo estilo The Witcher 3?

Há apenas 2 caminhos dos quais eu já falei aí a cima -Se claro tu não for funcionário e sim um Indie -Acontece que da mesma forma que acontece com todos os Indies, não podemos gastar 500 Milhões em um jogo. Alguns de nós não conseguimos gastar nada. Em Internum eu investi pouco mais de R$1.000 em peças(Inclusive fiz um post sobre isso no Blog- clique para ler), o que foi um salto enorme já que rodávamos a Engine toda travada.

Por fim, o que quero dizer, é que não é fácil, mas não é impossível se soubermos medir a nossa realidade! Primeiro de tudo, se você souber o que está fazendo, não deixe que o comentário alheio te desanime, estou a 2 anos trabalhando em Internum, e sempre que me perguntam falo com muito orgulho. Não é perda de tempo, é uma garantia de que não vou me arrepender do que fiz, dando certo ou não!

Não esqueça de deixar tua opinião sobre o assunto aqui, ou na página do Facebook!

Comentários